Você sabe quais os erros cometidos por um corretor de plano de saúde na prospecção?
Para se ter sucesso com vendas de plano de saúde, é necessário fugir de certas situações, principalmente, quando estamos captando clientes.
Quer aprender a vender planos de saúde sem cometer os erros mais comuns da área? Então você está no lugar certo.
Abaixo, separamos algumas dicas de como fazer prospecção de clientes evitando esses erros.
Acompanhe!
Os principais erros cometidos por um corretor de plano de saúde na prospecção
1 – Não conhecer o seu produto
Você compra algo que não conhece? Provavelmente não. Então, entenda que seu cliente também não comprará.
Se tem uma coisa que atrapalha a prospecção é a falta de conhecimento sobre o seu produto.
Conheça a operadora e seus benefícios. Além das características do produto, é claro.
Assim, você transmitirá segurança na hora de vender e isso é essencial para fechar um negócio.
2 – Não oferecer o que o seu cliente precisa
Outro erro que o corretor comete nessa área é vender aquilo que o seu cliente não precisa.
Pense na seguinte cena: você vai em uma loja de roupas e pede por determinado vestido em cor vermelho, o vendedor diz que vai buscar, e além de voltar com um modelo diferente do que você pediu, ele traz em outra cor. Você comprará? É bem provável que não.
Desse modo, na hora da prospecção, não ofereça qualquer plano de saúde. Busque saber as necessidades do seu cliente.
Assim, a probabilidade de ele fechar contrato com você é bem maior.
3 – Não chamar o cliente pelo nome
A emoção é muito importante na hora da venda. Nesse sentido, é importante usar os gatilhos certos para atingir o emocional do consumidor.
Por isso, chamar seu cliente pelo nome é essencial para envolver o lado emocional na venda e não apenas o racional.
Afinal, todo mundo gosta de ser notado, de sentir que aquele atendimento está sendo direcionado por um ser humano e não com um robô.
3 – Utilizar apenas uma estratégia de venda
As pessoas são diferentes. Por isso, nem sempre o que você usou para convencer uma, será eficiente para convencer outra.
Dessa forma, procure utilizar mais de uma estratégia de venda. Conheça diversos gatilhos mentais, estude várias técnicas e aplique-as.
4 – Não se preparar para a venda
Outro erro fatal desses profissionais é não se preparar para a venda.
Não fique pensando que você já sabe tudo. Como já dito, cada cliente é diferente. Portanto, possui necessidades diferentes e você precisa estudar cada perfil.
Dessa maneira, dedique um tempo para estudar o perfil e as necessidades dos seus clientes e conheça bem o seu mercado.
Sem esse tipo de informação, é provável que você não consiga oferecer o serviço certo para o cliente e perder valiosas oportunidades de negócios.
Isso prejudica as suas chances de aumentar as vendas e de se consolidar como corretor de plano de saúde de sucesso.
5 – Ficar travado com as objeções do cliente
Sempre tem aquele cliente que arranja uma desculpa para não comprar o produto. Ela pode ser verdade ou não, mas cabe a você utilizar estratégias e argumentos para driblar as objeções apresentadas e fazê-lo mudar de ideia.
Sendo assim, prepare-se para essas situações.
Separe uma folha de papel e pense: que tipo de desculpa meu cliente pode criar?
Crie uma solução para cada uma delas. Não fique paralisado só porque o cliente apresentou uma objeção. Isso é normal, provavelmente o ponto mais comum no setor de vendas.
Ao invés de recuar no não inicial, utilize todas as suas estratégias e argumentos para reverter essa situação.
Analise bem os argumentos apresentados pelo cliente em potencial e aproveite qualquer oportunidade de venda.
Conclusão
Vender plano de saúde pode ser considerado uma arte, porém ninguém nasce com esse dom, ele pode ser aprendido. E ao longo do caminho, você irá cometer alguns erros.
No entanto, se você pode aprender com os erros dos outros, evitará muitos processos e terá mais sucesso nas suas vendas.
Evite estes erros e comece a fazer mais vendas hoje mesmo! Monitore os resultados e, então, veja uma melhora na sua performance.