Atenção, corretores de planos de saúde, aqui está a lista que você mais precisava: 4 gatilhos mentais para vender mais planos de saúde!
Afinal, quando estamos falando de vendas, aprender novos truques e dicas, nunca é demais. Não é mesmo?
O que são Gatilhos Mentais?
Bom, para começarmos a falar sobre gatilhos mentais para vender mais planos de saúde, devemos começar pelo básico. Isso significa compreender o que são gatilhos mentais e como eles funcionam.
Então vamos lá!
Gatilhos mentais são agentes capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Ou seja, são estímulos que agem diretamente no cérebro.
Gatilhos mentais funcionam pois a nossa mente tende a tomar decisões com base em um contexto social e emocional, para só então se basear na racionalidade na tentativa de justificar a ação.
Dessa maneira, um gatilho mental, é algo capaz de despertar no outro lembranças, sensações e emoções experimentadas no passado.
Gatilhos Mentais e sua relaçāo com o Processo de Vendas
Quando falamos de Gatilhos Mentais e Vendas, estamos falando do processo em que o vendedor faz alusão a certas experiências do cliente, para que o mesmo se sinta ainda mais atraído pelo produto ou serviço que está sendo oferecido.
Prática que quando realizada corretamente é conhecida por aumentar consideravelmente as vendas do profissional.
Mas atenção, para que seja bem sucedida, é muito importante que essa técnica seja aplicada de forma muito sutil, sem que o cliente perceba.
Para te ajudar nisso, aqui está uma lista de gatilhos mentais para te ajudar a vender mais planos de saúde.
4 Gatilhos mentais para vender mais planos de saúde
Existem diversos gatilhos mentais, mas alguns são mais utilizados. Eles são:
1. Gatilho da Dor
O primeiro dos 4 gatilhos mentais para vender mais planos de saúde em nossa lista é o gatilho da dor.
Isso porque é de conhecimento público que apesar do Brasil oferecer um sistema de saúde público, esse não funciona da maneira que deveria.
E por isso, tem grandes chances de que em algum momento da vida, seu cliente já passou por alguma experiência desafiadora e negativa ao tentar usar desse serviço.
Ou seja, para usar o gatilho da dor, tudo o que você precisa fazer é lembrá-lo sobre como essa experiência foi inconveniente ou até mesmo assustadora.
Afinal, ninguém quer estar doente ou ter um ente querido nessa situação, ainda mais quando não se tem certeza sobre o acesso e qualidade do tratamento. Não é mesmo?
Sendo assim, faça questão de ressaltar ao cliente que ao obter um plano de saúde, o mesmo terá a garantia de um tratamento adequado, sem precisar enfrentar as filas do SUS, e sem precisar ter gastos inesperados.
2. Gatilho de Urgência
O segundo dos 4 gatilhos mentais para vender mais planos de saúde em nossa lista é o gatilho de urgência.
O gatilho de urgência é aquele que delimita um período de tempo para que o cliente adquira o produto e o serviço em certas condições.
Essas condições podem ser diferentes tipos de benefícios, como descontos na parcela, ou um tempo de carência menor.
Seja qual for sua escolha, garanta que o cliente veja essa como uma oportunidade imperdível.
3. Gatilho de Autoridade
Como terceiro item da nossa lista ‘4 gatilhos mentais para vender mais planos de saúde’ está o Gatilho de Autoridade.
Como o nome já diz, o Gatilho de Autoridade é aquele que inspira o cliente a ter confiança na marca do produto ou serviço, por causa de sua expertise comprovada.
Por isso, nesse caso, é muito importante que você conheça muito bem os seus concorrentes. Pois só assim será capaz de clarificar para o cliente, porque escolher a sua marca dentre todas as outras é muito mais vantajoso.
4. Gatilho de Prova Social
O último item da nossa lista ‘4 gatilhos mentais para vender mais planos de saúde’ se trata do Gatilho de Prova Social.
Parecido com o Gatilho de Autoridade, o Gatilho de Prova Social também se baseia em inspirar a confiança do cliente no produto ou serviço.
No entanto, enquanto o primeiro trata sobre a superioridade do seu produto em relação a outros.
No segundo, o corretor deve tentar criar no cliente a sensação de que ao escolher seu produto ele estará também se inserindo numa comunidade de pessoas que também o fizeram e estão agora satisfeitas com os resultados que tiveram.
Por isso, nesse caso, você pode usar desde depoimentos de satisfação de antigos clientes, até frases de impacto como ‘ o plano X tem sido o mais vendido por 3, 4, 5 meses consecutivos’.
E aí, você já conhecia algum desses gatilhos mentais para vender mais planos de saúde? Conta pra gente nos comentários abaixo.