Vender planos de saúde pela internet pode não ser uma tarefa fácil, mas com a estratégia e as ferramentas certas, você certamente conseguirá captar novos clientes e aumentar seus lucros.
Ao utilizar a internet de maneira adequada, é possível manter um relacionamento próximo com os clientes em potencial. Isso aumenta as suas chances de fechar bons contratos.
Mas atenção, para ter sucesso ao usar esse tipo de ferramenta, é preciso colocar em prática um conjunto de estratégias de marketing que ajudam a potencializar o poder de vendas.
Caso contrário, só irá perder tempo e dinheiro com algo que não traz o retorno esperado.
Para evitar que isso aconteça, elaboramos algumas dicas para vender bem usando a internet.
Acompanhe!
Crie um grupo privado para sua base de clientes
O primeiro passo de como vender plano de saúde pela internet é criando um grupo privado.
Pode ser no Facebook, Telegram ou WhatsApp para a sua base de clientes.
Essa é uma estratégia que pode aumentar as vendas e ainda fortalecer o seu relacionamento com os seus clientes.
O grupo pode ser composto tanto pelos seus atuais clientes, quanto pelos novos que tiver adquirido.
Assim sendo, com esse grupo, você poderá manter um relacionamento mais próximo com eles e compartilhar conteúdo de qualidade.
O ar de exclusividade que isso gera é um benefício para quem está dentro, afinal apenas os seus contatos farão parte dele.
Como usar o Instagram para vender plano de saúde pela internet
Outra alternativa de como vender plano de saúde pela internet com o Instagram.
Ter um perfil é válido tanto para quem é corretor de plano de saúde autônomo, quanto para as corretoras.
De todas as formas, criando uma conta nessa rede social, você irá conseguir transmitir uma imagem profissional e de credibilidade para os seus potenciais clientes.
Além disso, poderá usufruir todas as funcionalidades da página, que ajudam a compreender melhor o perfil do seu público.
Qual solução você oferece?
Quando, falamos de vendas, é preciso entender que vender não é somente vender um produto ou um serviço.
Quando o seu potencial cliente te busca, na verdade, ele está atrás da solução de um problema, ou está buscando suprir uma necessidade interior.
Nunca é um produto. É uma emoção. Um sentimento.
Deixe-me explicar melhor!
Já percebeu que a grande parte das pessoas que possuem um iPhone, não estão à procura de um celular para se comunicar? Isso porque elas estão em busca do status que ter um celular da Apple proporciona.
Dessa forma, enquanto corretor, pense: que problema dos meus clientes eu estou resolvendo? Que soluções eu estou oferecendo aos meus clientes? O que os planos de saúde proporcionam aos meus clientes?
Ideias de Posts
Pensando no assunto anterior, as respostas das perguntas que você respondeu serão propostas de conteúdo para você abordar no Instagram.
Você deve dar dicas para os seus potenciais clientes sobre como ele pode resolver o problema dele e deixar claro que você pode ajudá-lo.
Converse com seus potenciais clientes através de seus posts, e então, consiga vendas exponenciais!
Vou te mostrar como você pode fazer isso em apenas 4 passos.
Passo 1: Faça pelo menos 1 post por dia
É importante que você tenha contato com seus potenciais clientes. Por isso, faça pelo menos 1 post por dia no seu Instagram.
Algumas pessoas dizem não ter tempo para fazer muitas publicações, mas ter pelo menos 1 post por dia é essencial.
Além disso, eu vou te mostrar daqui a pouco, algumas ferramentas que você pode utilizar para agendar seus posts e facilitar a sua vida quando a dificuldade é ter tempo.
Com o tempo, você irá descobrir os melhores horários para suas publicações. Então, poderá criar mais posts para diversas horas.
Passo 2: Tenha um design bonito
“A primeira impressão é a que fica”. Você já ouviu essa frase?
Quando se trata de uma página nas redes sociais, esse conhecido jargão se torna a mais pura verdade.
Nada menos que 94% das primeiras impressões sobre um perfil são relacionadas ao design.
Seus seguidores buscam soluções eficientes em todos os sentidos, a começar pela apresentação.
Por mais completo e relevante que seja o conteúdo, a maioria das pessoas descarta páginas que não sejam visualmente atraentes, intuitivos.
Desde a escolha de cores alegres, letras impactantes ou belas imagens.
Esse conjunto deve ser cuidadosamente planejado para levar o cliente a tomar a ação desejada — seja a compra de um produto, a inscrição em um curso, a leitura de um artigo até o final ou o compartilhamento de informações úteis com sua rede de amigos.
Passo 3: Perguntas para o público
Na imagem, na legenda, nos stories, em todos os lugares do Instagram há possibilidades de você fazer perguntas e gerar engajamento com seu público-alvo.
As perguntas vão te ajudar a conhecê-lo melhor e não somente isso, mas também irá mostrar aos seus potenciais clientes que você está preocupado com o que ele sente, pensa, etc.
Além disso, você pode usar o que chamamos de CTA’s. São as chamadas para a ação.
Instigue seu público a agir. Sendo assim, deixe sempre o link de seu contato na biografia do seu perfil. Faça posts e stories instigando-os a clicar no link.
Passo 4: Prova social do seu produto
Quando você conseguir fazer vendas. Peça aos seus clientes um feedback.
Pode ser vídeo, texto. Mas guarde todos os elogios, críticas construtivas.
Poste os elogios no seu perfil como prova social de que o plano de saúde é de qualidade, traz resultados.
E as críticas construtivas use-as para melhorar seu trabalho e gerar mais conteúdo específico.
Prospect no LinkedIn
O LinkedIn é a rede social voltada para a área profissional.
Lá, as pessoas estão muito mais abertas a fazerem uma espécie de networking virtual do que nas demais redes. Além disso, os decisores de compra estão nesta rede.
Dessa forma, procure por usuários que são responsáveis por contratar planos de saúde nas empresas com uma boa busca usando os filtros. É possível escolher cargo, região, empresa específica e outros.
O ideal é manter os campos do LinkedIn atualizados e com termos buscados por quem procura por consultores de planos de saúde.
Compartilhe seu conhecimento sobre o setor também.
No LinkedIn, as pessoas estão interessadas em saber como progredir no trabalho, melhorar a performance profissional e outros assuntos bem ligados ao mundo das empresas. Assim, mostre como é importante cuidar da saúde e bem-estar dos funcionários e o quanto cuidar-se garante aumento na produtividade, criatividade e previne o burnout, por exemplo.
Conclusão
Agora que você descobriu como vender plano de saúde pela internet, não perca mais tempo e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.
Siga nossas dicas, assim você terá a certeza de que seu conteúdo é certo e capaz de gerar vendas!