Cotação de plano de saúde: como fazer

Como fazer uma cotação de plano de saúde? Não é fácil e o desafio é ainda maior quando o objetivo é contratar um convênio corporativo. Afinal, é preciso encontrar um serviço que consiga atender as necessidades de várias pessoas e que não prejudique o financeiro da empresa. 

Como encontrar o melhor custo-benefício e um plano que atenda as principais necessidades dos colaboradores? Continue a leitura para entender o que precisa ser analisado antes de escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa e como fazer uma cotação de plano de saúde! 

Como funciona a cotação de plano de saúde?

Quando falamos de cotação, nos referimos ao valor – ou seja – o preço inicial de um plano de saúde. Dependendo dos benefícios que o plano oferece, esse valor pode maior ou menor. Apenas uma pequena diferença na cotação de plano de saúde pode influenciar muito na escolha das operadoras de saúde.

O que é plano de saúde?

Plano de saúde é um serviço oferecido por empresas privadas, sejam elas operadoras ou seguradoras de saúde. O objetivo é prestar assistência médica e hospitalar aos beneficiários, ou seja, as pessoas que contrataram o serviço. 

Existem vários formatos de adesão a um convênio médico e um deles é por meio do plano de saúde empresarial

O plano de saúde corporativo nada mais é do que um benefício opcional oferecido aos colaboradores de uma empresa — que também pode incluir familiares dos funcionários —, trabalhadores temporários e até mesmo colaboradores aposentados. 

A empresa pode optar por arcar com todo o custo do serviço ou dividir a conta com os funcionários, que é o que chamamos de contributariedade. 

Como funciona o processo de cotação nas operadoras de saúde?

O processo de cotação nas operadoras de saúde consiste no preenchimento de um formulário, que fica disponível no portal da operadora, formalizado por e-mail e na comunicação de acompanhamento. 

Vamos te explicar melhor: depois de mapear as informações necessárias para a cotação, é a hora, de fato, de solicitar a cotação junto às operadoras de saúde.

Para isso, é preciso preencher um formulário que fica disponível no portal da operadora de saúde. Feito isso, é hora de formalizar a cotação por e-mail, que, normalmente, segue um padrão oficial.

Agora é só esperar e realizar, com frequência, contatos de acompanhamento para entender como está o processo e se alguma informação precisa ser revisada.

É importante entender que o tempo necessário para o recebimento da cotação pode variar de acordo com a operadora e com o produto cotado. Geralmente, o processo de cotação pode demorar até 30 dias corridos.

Próximos passos após cotação

Depois de receber a cotação, é preciso analisar os planos recebidos para entender qual faz mais sentido para a empresa em questão. Escolhido o plano ideal, agora é hora de entrar no processo de ativação ou migração, se o plano for alterado.

Os processos de ativação e migração consistem na conferência de todos os dados dos beneficiários e ajustes burocráticos entre empresa e operadora.

Se tudo estiver correto, é aqui que os números de carteirinha ficam disponíveis para os colaboradores. 

Como fazer a cotação do plano de saúde?

Para fazer uma cotação de plano de saúde de forma assertiva, conte com as corretoras de saúde.

Como você já deve ter percebido, fazer uma cotação de plano de saúde não é uma tarefa simples. Existem muitas opções no mercado e é necessário analisar diversos fatores para encontrar a melhor alternativa. É natural ficar em dúvida sobre qual é o melhor plano ou qual operadora é a mais confiável. 

Felizmente, você pode contar com ajuda profissional para fazer a melhor escolha. 

Com o auxílio de uma corretora de saúde, vai ser muito mais fácil pesquisar e comparar os produtos disponíveis. A corretora de saúde é a empresa que atua como intermediária entre as operadoras de saúde e quem deseja fazer a contratação do plano. 

Endereço

Brasil - DF

Águas claras

Contato

cotador@montseguro.com.br

+55 61 98602-8734

× Como posso te ajudar?